terça-feira, 4 de março de 2008

“Saudade – mágoa das pessoas ausentes; nostalgia”.


“Saudade – mágoa das pessoas ausentes; nostalgia”. Este é o significado de saudade que um dicionário de língua portuguesa nos dá. No entanto, para mim este sentimento é muito mais profundo e doloroso. Certamente todos nós já sentimos saudades de alguém. Todos temos alguém que se encontra longe, mas que gostamos imenso. Quando falamos com essa pessoa (seja por telefone, carta ou até mesmo pessoalmente) as palavras mais usuais que utilizamos são: “Tenho imensas saudades tuas!” É isto que eu sinto: “ Tenho imensas saudades tuas, GONÇALO!” No entanto, é com alguma tristeza que digo isto... Sei que não vais voltar, que nunca mais vou falar contigo... Agora que já não estás entre nós, sinto que ficou tanto para te dizer... Todos nós queríamos que o tempo regressasse atrás para te dar um grande abraço, um grande beijo, pedir-te desculpa por todas aquelas discussões que tivemos(que foram poucas ou nenhumas)... Quero dizer-te que és ENORME, que tens um Sorriso marcante, enfim, o que queria ter-te dito é que te ADORAVA!
A forma como partiste foi muito dolorosa para todos nós. Muitos de nós não queríamos acreditar que nos deixaste. Queríamos pensar que isto foi tudo um pesadelo horrível… Este dia foi, certamente, um dos mais difíceis da minha vida... Nem sei explicar! Os sentimentos que mais predominam em mim são uma profunda tristeza, a falta que me fazes e acima de tudo uma certa revolta... Mas porquê!?? Porque partiste quando existe por aí tanta escumalha que só estão bem a lixar os outros?? Porquê uma jovem de 22 anos que certamente iria ter um futuro brilhante à sua frente!?? Porquê um jovem cheio de projectos!?? Porquê o Gonçalo Roberto Cruz!?? Porquê??...
Após termos passado tantos anos juntos, após tantas metas conquistadas surgiu-nos a maior barreira: a tua morte. Apesar de ser uma barreira difícil de ultrapassar, estamos dispostos a consegui-lo, não importa o tempo que demorar. Este acontecimento acordou, na maioria de nós, um sentimento desconhecido a que não estamos habituados a lidar e nem sabemos muito bem como. É devido a esta inexperiência que nos unimos, para tentarmos não só atingir os mesmos objectivos que tu sempre afirmaste que querias atingir, mas também, para tentar compreender os “porquês” que às vezes insistem em invadir as nossas mentes. Sabemos que vai ser um período muito duro, sabemos que as saudades e as recordações boas e más vão magoar, também devido à inexperiência que referi anteriormente, mas todos juntos vamos conseguir!!
Obrigado por teres existido, por nos teres mostrado que as pessoas determinadas, trabalhadoras, e com projectos definidos existem!! Onde quer que estejas não te esqueças que te ADORO MUITO E QUE ESTARÁS PARA SEMPRE NOS MEU CORAÇÃO!!

1 comentário:

Joana Amorim disse...

é altura de por um sorriso bem bonitinho na cara, que agora há um anjinho que o ajuda a fixar e não ia gostar nada de ver tanta tristeza... ânimo =)
Nunca vamos esquecer a alegria e a vontade de viver e chegar mais longe de alguém. és um exemplo, gonçalinho =)